Começa a Semana da Enfermagem da Santa Casa e Escola Ténica New Life

Na noite desta segunda-feira (11), proporcionando qualificação para os técnicos em enfermagem da Santa Casa e também para os alunos do curso técnico, iniciou oficialmente a 19ª Semana de Enfermagem da Irmandade da Santa Casa de Caridade e a 3ª Semana de Enfermagem da Escola Técnica New Life, que terão suas palestras no Zanzeventos, anexo ao Tênis Clube.

A primeira palestra foi com a pedagoga e professora da Escola Técnica Laura Morais Machado, com o tema “A importância da comunicação entre os profissionais da enfermagem”, para os presentes. Na abertura, o Provedor da Santa Casa, Luiz Carlos Venturini Dotto, e a coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem da New Life, Simone Gobbi, ressaltaram a importância das atividades. Dotto frisou que acima de tudo, antes do conhecimento, os técnicos tem que ter três itens importantes na vida profissional. “Antes de adquirir os conhecimentos que são essenciais para a profissão, vocês tem que ter em mente três coisas: comprometimento, atitude e ética. Depois disso é que vem o estudo, aprendizado”, alertou. Já a enfermeira Simone informou que a Semana da Enfermagem, realizada em conjunto com a Santa Casa, é a oportunidade de ampliar estes conhecimentos.

“É uma oportunidade de aprender mais e também desenvolver relacionamentos com os demais colegas, onde vamos trazer nestes dias a idelogia de Florence (Florence Nightingale, criadora da enfermagem), onde temos certeza de que teremos muito sucesso, aprendizado e conhecimento nestes dias”, salientou.  A programação se desenvolverá no Zanzeventos até a sexta-feira, 15 de maio. Na quarta-feira, 13 de maio, uma ação social comunitária acontecerá na Praça Dr. Fernando Abbott. Confira a programação completa da semana: 12/05 – Terça-feira 14h – “Enfermeiros e Liderança”, com a coordenadora de Ensino Núcleo de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde, Aline Martinelli Piccinini.

Após, coffee break para os convidados 13/05 – Quarta-feira 9 às 17h – Ação Social Comunitária com verificação de PA, HGT, divulgação do serviço da SAMU/SALVAR, orientações para doação de sangue, na Praça Dr. Fernando Abbott, em frente ao Nacional. 14/05 – Quinta-feira 15h – Palestra “Grande revisão das IRAS (infecção relacionada a assistência em saúde)”, com o médico infectologista Dr. Thiego Cavalheiro Teixeira 15/05 – Sexta-feira 19h – Palestra “Rotinas e Processos em Central de Material de Esterilização”, com a enfermeira especialista CME/BC/CCIH Madelle Jaeger, graduada em enfermagem na PUCRS. Fonte: Caderno 7 – http://www.caderno7.com/2015/05/comeca-semana-da-enfermagem-da-santa.html